Cooperativismo nas Escolas debateu uso de recursos naturais

  • Durante o debate, os jovens são levados a analisar o quão nossas vidas são dependentes dos recursos naturais que o planeta nos oferece

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/07/2015 às 08:16   |   Imprimir

  As escolas municipais de Santo Cristo, por meio do Programa de Cooperativismo nas Escolas desenvolvido em parceria com a COOPERLUZ, estão proporcionando formação a seus alunos objetivando a conscientização sobre a necessidade urgente do uso adequado e da preservação dos recursos naturais disponíveis no planeta. Na última segunda e terça-feira foi realizado trabalho específico com os alunos da 7ª. e 8ª. séries da Escola São Sebastião, da Vila Laranjeira, com assessoria de engenheiro florestal,  no qual foram desenvolvidas atividades para conscientizar os jovens sobre a real necessidade da adoção de um estilo de vida e de produção sustentável.

Falar sobre cooperativismo é discorrer sobre a vida humana em sociedade. A cooperação surge em momentos de dificuldades, está na essência do ser humano e brota da união das pessoas com um objetivo maior: promover a melhoria da vida das pessoas.

            Abordar o tema preservação ambiental dentro deste Programa de Cooperativismo é contribuir no debate que a sociedade vem realizando, adotando medidas compensatórias aos danos já causados e buscando alternativas sustentáveis.

            Durante o debate, os jovens são levados a analisar o quão nossas vidas são dependentes dos recursos naturais que o planeta nos oferece, sejam eles renováveis ou não renováveis, mas principalmente refletir sobre o nosso modo vida e os impactos que este causa ao meio ambiente.

            Há um entendimento de que somente através do processo da auto-conscientização podemos ter nossas esperanças renovadas nesta geração de crianças e jovens, com a certeza de que suas ações presentes e futuras levarão cada vez mais em conta os princípios ambientais.