ALMOÇO DO GRUPO MOBILIZA

• MAIS DE 800 PESSOAS PARTICIPAM DE ALMOÇO DO GRUPO MOBILIZA

Assunto: MOBILIZA  |   Publicado em: 18/03/2019 às 16:01   |   Imprimir

Após meses trocando ideias e opiniões, buscando alinhar objetivos e práticas que seriam adotadas para dar forma a iniciativa de poder fazer mais pela cidade e voluntariamente trabalhar para ações voltadas à prática de bem-estar, embelezamento e paisagismo de Santo Cristo, foi criado o Grupo Mobiliza, no final de 2016.
São aproximadamente 40 mulheres que mensalmente passaram a se reunir para buscar entregar algo a mais para a comunidade. A coordenação do grupo está a cargo da primeira-dama do município, Maria Ester Hartmann Philippsen.
Diversas promoções sociais ocorreram ao longo dos dois primeiros anos visando angariar recursos financeiros usados pelo grupo para investimentos na comunidade. Nesse sábado, 16, foi realizado mais um almoço comunitário, tendo por local o Centro Social Paroquial, visando obter recursos financeiros.
Mais de 800 cartões foram comercializados - quantidade superior aos dois anos anteriores, o que significa que a comunidade compreende e apoia as ações do grupo, sempre voltadas as interesses da coletividade.
As equipes de trabalho foram compostas por cerca de 80 voluntários, tanto integrantes do grupo como colaboradores dos mais diversos segmentos da sociedade, sendo que duas pessoas colaboraram com a doação de 100 kg de carne, cada uma.
Além disso, também foram recebidas doação de valores, destinados à cobertura de despesas relacionadas ao evento. O diferencial deste ano é que foi possível promover rifa com o sorteio dos seguintes prêmios:
1° - tela a óleo, de autoria e doação da artista plástica Márcia Jacobi, que coube a Teresinha Steffen;
2° - fruteira arraia, doada por Móveis Schuster, destinada a Toni Anderson Lausmann, de Santa Rosa;
3° - cafeteira elétrica, sendo contemplada a senhora Imelda Streda;
4º - sanduicheira gril, que no sorteio coube a Vanderlei Bilhalva (Fuso).
Os dois últimos prêmios foram doados pela Cotrirosa, unidade local.
As principais atividades em 2018 foram a manutenção periódica do centro cultural, Praça Wolfram Metzler, trevo na saída para Santa Rosa e canteiros da Rua Dom Pedro II.
Além disso, foram realizados investimentos na revitalização do monumento a São Cristóvão, doação de árvores ornamentais (liquidâmbar) plantadas nas imediações do trevo na saída para Alecrim, construção da Praça Francisco Waldomiro Klering (Vila Philippsen), e instalação do Centro Municipal de Esporte e Lazer Botafogo, entre outros.
Essas ações foram executadas em conjunto com a administração municipal e com a participação de diversas entidades.
Já para 2019, as principais ações previstas são a construção da praça no Beco dos Conrad, em fase de conclusão, revitalização da Praça da Matriz, implantação de área de convivência na Vila Laranjeira, bem como acompanhamento e execução de outras áreas em diversas localidades do interior do município.
"Os trabalhos só são possíveis graças ao trabalho em sintonia com a gestão municipal. O Mobiliza pode existir e atuar pela convergência de interesses: trabalhar pela criação e revitalização de espaços públicos", frisou a coordenadora do grupo.
(Reportagem de Donato Heinen; fotos de Luciana Heinen e Fabiano Lopes).